10 bizarrices sobre a China
Não é que os chineses sejam esquisitos. Apenas migram coletivamente, vendem noivas fantasmas e, quando resolvem virar uma potência, deixam o mundo chocado com seu jeito de pensar. Leia outras 26 bizarrices made in China na edição que está nas bancas.
1-Durante décadas vivendo sob regime comunista, os chineses dão muito valor aoque é público e pouco ao privado. Ignoram, por exemplo, o conceito de privacidade. Bisbilhotar ou tomar conta da vida alheia é quase obrigação. Não são raras as cenas de pessoas prestando atenção em conversas alheias au telefone e na tela do computador. E também no trabalho, xeretando o cartão de ponto dos colegas para contar ao chefe quem chegou atrasado.
2-Menbox, a maior revista gay da China, é editada dentro de um condomínio militar de Pequim.
3-O chineses são muito supersticiosos. Em muitos prédios não há os andares 4, 14 e 24, porque o ideograma do 4 – si – lembra sonoramente o ideogama da morte. Um número de celular terminado em 4 ou com muitos 4 é bem mais barato que o resto. (Quem é estrangeiro e não acredita nisso consegue números baratinhos). Já os números com muitos algarismos 8 – cujo ideograma lembra o som da prosperidade – valem muitos mais. Não é á toa que a Olimpíada vai começar em 8 de agosto de 2008.
4-Desde o ano passado os lamas tibetamos estão proibidos de ressuscitar sem autorização do governo chinês; (?!?!?!)
5-Para melhorar a imagem do país para as Olimpíadas, o Comitê de Orientação Espiritual Civilizadora (o nome é esse mesmo!) lançou uma campanha de mudança dos hábitos dos cidadãos. A campanha inclui proibições de escarrar em público, jogar lixo no chão, fumar em locais fechados, fazer barulho ou conversar aos berros, gritar no celular e ficar de cócoras em lugares públicos. E há uma preocupação especial para que as pessoas lavem as mãos quando necessário.
6-No ano passado, a polícia chinesa prendeu 5 acusados de matar mulheres jovens para vendê-las como noivas fantasmas. Segundo a tradição de camponeses do norte do país, homens que morrem solteiros tem a linhagem comprometida na próxima vida. Para evitar o mau agouro na eternidade, os familiares dão um jeito: tentam arranjar um morto minghun, casamento após morte, enterrando uma noiva fantasma ao lado do solteirão. Segundo a polícia, o preço dos corpos varia geralmente de acordo com a idade da noiva: as mais novas chegam a ultrapassar US$ 2 mil.
7-O território chinês pode abranger pelo menos 4 fusos horários, mas... e daí? O governo impõe que a hora oficial de todo o território seja a de Pequim. Com a diferença de longitude, em regiões a leste de Pequim, como Xangai, o sol chega a nascer às 4 horas da manhã. E no oeste às 9h.
8-Eles fazem em público e o que nós fazemos apenas no banheiro, como limpar o nariz e as orelhas, soltar puns ou limpar os dentes com palito, de boca escancarada.
9-Saber o sexo do filho durante a gravidez é proibido (porque, se for mulher, é mais fácil o casal decidir abortar). Apesar do controle, o aberto é legalizado e acontece na boa em qualquer hospital de médio e grande porte, muitas vezes em estágio avançado da gravidez, quando a barriga já é proeminente. Como não tem polêmica sobre aborto, embriões e fetos, a china é um dos países mais avançados em pesquisa de células-tronco embrionárias.
10-Como o aborto é permitido, meno de 2% das chinesas casadas tomam pílulas anticoncepcionais para não engravidar.
11-A cada feriado do Ano Novo chinês, mais de 300 milhões de pessoas viajam pela China para visitar a família – é o maior movimento migratório do planeta. Como não conseguem ir ao banheiro nos trens superlotados, muitos viajantes usam fraldas para adultos.
No comments:
Post a Comment